Este blogue foi criado numa tentativa de sensibilizar os seus visitantes para a contínua discriminação de que são vitimas os homossexuais e os transexuais.

terça-feira, 2 de junho de 2009

MOVIMENTO PELA IGUALDADE - No acesso ao casamento civil / subscricão aberta ao público

Olá,

Chegou o momento pelo qual aguardavas, já podes subscrever o texto do Movimento Pela Igualdade (MPI)! (Bem, na realidade foi no passado domingo, mas adiante.)

Vai a www.igualdade.net para mais informações e a http://www.petitiononline.com/mpi/petition.html para assinares o texto que, em 48 horas, já congrega mais de 2000 assinaturas, sem contar com os 1000 promotores iniciais.

Para quem ainda não o conhece, aqui está o texto que une todos, na íntegra.

"MOVIMENTO PELA IGUALDADE no acesso ao casamento civil

A igualdade no acesso ao casamento civil é uma questão de justiça que merece o apoio de todas as pessoas que se opõem à homofobia e à discriminação. Partindo da sociedade civil, a luta pelo acesso ao casamento para casais de pessoas do mesmo sexo em Portugal conta neste momento com um crescente apoio político e social. Nós, cidadãos e cidadãs que acreditamos na igualdade de direitos, de dignidade e reconhecimento para todas e todos nós, para as/os nossas/os familiares, amigas/os, e colegas, juntamos as nossas vozes para manifestarmos o nosso apoio à igualdade.

Exigimos esta mudança necessária, justa e urgente porque sabemos que a actual situação de desigualdade fractura a sociedade entre pessoas incluídas e pessoas excluídas, entre pessoas privilegiadas e pessoas marginalizadas; Porque sabemos que esta alteração legal é uma questão de direitos fundamentais e humanos, e de respeito pela dignidade de todas as pessoas; Porque sabemos que é no reconhecimento pleno da vida conjugal e familiar dos casais do mesmo sexo que se joga o respeito colectivo por todas as pessoas, independentemente da orientação sexual, e pelas famílias com mães e pais LGBT, que já são hoje parte da diversidade da nossa sociedade; Porque sabemos que a igualdade no acesso ao casamento civil por casais do mesmo sexo não afectará nem a liberdade religiosa nem o acesso ao casamento civil por parte de casais de sexo diferente; Porque sabemos que a igualdade nada retira a ninguém, mas antes alarga os mesmos direitos a mais pessoas, acrescentando dignidade, respeito, reconhecimento e liberdade.

Em 2009 celebra-se o 40º aniversário da revolta de Stonewall, data simbólica do início do movimento dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros. O movimento LGBT trouxe para as democracias - e como antes o haviam feito os movimentos das mulheres e dos/as negros/as - o imperativo da luta contra a discriminação e, especificamente, do reconhecimento da orientação sexual e da identidade de género como categorias segundo as quais ninguém pode ser privilegiado ou discriminado. Hoje esta luta é de toda a cidadania, de todos e todas nós, homens e mulheres que recusamos o preconceito e que desejamos reparar séculos de repressão, violência, sofrimento e dor. O reconhecimento da plena igualdade foi já assegurado em várias democracias, como os Países Baixos, a Bélgica, o Canadá, a Espanha, a África do Sul, a Noruega, a Suécia e em vários estados dos EUA. Entre nós, temos agora uma oportunidade para pôr fim a uma das últimas discriminações injustificadas inscritas na nossa lei. Cabe-nos garantir que Portugal se coloque na linha da frente da luta pelos direitos fundamentais e pela igualdade.

O acesso ao casamento civil por parte de casais do mesmo sexo, em condições de plena igualdade com os casais de sexo diferente, não trará apenas justiça, igualdade e dignidade às vidas de mulheres e de homens LGBT. Dignificará também a nossa democracia e cada um e cada uma de nós enquanto cidadãos e cidadãs solidários/as – e será um passo fundamental na luta contra a discriminação e em direcção à igualdade."

De que estás à espera? Movimenta-te em direcção à igualdade! =)

Até breve,
A Direcção da rede ex aequo.

rede ex aequo
associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros e simpatizantes

Website: www.rea.pt
Email: geral@rea.pt
Fórum: www.rea.pt/forum

Sem comentários:

Enviar um comentário

Acerca de nós

Porto, Portugal
Este blogue foi criado no âmbito do Curso EFA NS Técnicas Administrativas, módulo Cidadania e Profissionalidade, o domínio de referência são as manifestações de intolerância. O grupo que criou este blogue tem como tema a "Identidade Sexual - Homofobia e Transfobia". Este blogue tem como finalidade a sensibilização das pessoas para esta forma de discriminação, tão comum nos dias de hoje. Propomos recolher testemunhos, opiniões, distribuir folhetos, tudo isto para a sensibilização da população. Agradecemos que deixe um comentário, opinião, testemunho. Carla Rocha/Carmen Airosa/Sílvia Gomes