Este blogue foi criado numa tentativa de sensibilizar os seus visitantes para a contínua discriminação de que são vitimas os homossexuais e os transexuais.

terça-feira, 30 de junho de 2009

Polícias gays

Associação procura defender direitos de polícias gays e lésbicas

Foi constituída a primeira associação que pretende defender os direitos dos polícias gays e lésbicas existentes na Polícia de Segurança Pública (PSP). À TSF, o coordenador deste grupo revelou que são sobretudo os colegas que partem para atitudes discriminatórias.


Não sabe quantos são, mas sim como os polícias gays e lésbicas são discriminados. Por isso foi criada a primeira associação com o objectivo de defender os direitos de quem opta pela diferença.

A TSF falou com o coordenador da IXY, Belmiro Pimentel, que está na PSP há onze anos e há sete assumiu que é homossexual.

Segundo ele, a discriminação de que são alvo estes polícias parte sobretudo dos colegas de trabalho e compara-a a um fenómeno cada vez mais conhecido, o bullying.

Este elemento do comando da PSP do Porto classifica a atitude das chefias como politicamente correcta, mas teme que a homossexualidade tenha consequências «na progressão na carreira».

O IXY ainda tem poucos membros, mas pretende constituir-se como um grupo de auto-ajuda para ultrapassar barreiras sociais.

Contactada pela TSF, a Direcção Nacional da PSP garante que todos os profissionais são tratados de igual forma, independentemente da sua opção sexual ou de outras características pessoais.

TSF

Sem comentários:

Enviar um comentário

Acerca de nós

Porto, Portugal
Este blogue foi criado no âmbito do Curso EFA NS Técnicas Administrativas, módulo Cidadania e Profissionalidade, o domínio de referência são as manifestações de intolerância. O grupo que criou este blogue tem como tema a "Identidade Sexual - Homofobia e Transfobia". Este blogue tem como finalidade a sensibilização das pessoas para esta forma de discriminação, tão comum nos dias de hoje. Propomos recolher testemunhos, opiniões, distribuir folhetos, tudo isto para a sensibilização da população. Agradecemos que deixe um comentário, opinião, testemunho. Carla Rocha/Carmen Airosa/Sílvia Gomes